Fale com um especialista
Segurança

Tipos de liderança: os 10 principais perfis e como obter sucesso

12/12/2022

Falar sobre os tipos de liderança nunca foi tão importante. Atualmente, ser um bom líder é uma exigência cada vez maior. Em uma era de inovação e humanização, a busca prioriza profissionais aptos a entregar resultados extraordinários. E isso vale tanto para a empresa quanto para a equipe conseguir crescer.

Não há quem não queira se qualificar para as chamadas soft skills — habilidade comportamental cada vez mais relevante no mercado. Isto porque a demanda só aumenta. Para se saber, o Brasil registrou 1,4 milhão de novas empresas no último ano. O número recorde foi divulgado pelo Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia.

Além disso, 2021 registrou aumento de 30% na abertura de empresas ao todo, o que soma, aproximadamente, 18 milhões de novos negócios. Portanto, muita gente está entrando nesta jornada e se descobrindo agora.

Mas sabemos que liderar não é fácil. Lidar com uma rotina repleta de desafios e responsabilidades exige muitas habilidades entre todos os tipos de liderança. Afinal, é preciso garantir uma gestão mais eficaz no sentido estratégico, operacional e também pessoal.

Ter uma visão panorâmica, alcançar os melhores resultados, gerir projetos, desenvolver e monitorar sua equipe, promover a cultura empresarial… Tudo isso sem esquecer da agilidade, eficiência e da inovação.

Neste post, você vai conhecer os 10 principais tipos de liderança, entendendo seus prós e contras. Além disso, reunimos as principais características da boa gestão e os caminhos para se dar bem e facilitar sua evolução. Vamos conhecer?

O papel do líder

Para simplificar, o líder é o responsável pelo sucesso simultâneo da equipe, da empresa e dele mesmo como profissional. Por isso, o papel principal é tomar decisões unificadas para que todos alcancem os objetivos propostos.

A codependência é fácil de ser compreendida. Um turnover alto, que mede a taxa de rotatividade de pessoas, é um péssimo indicativo para qualquer empresa. Tem inúmeras consequências, como os gastos de orçamento com desligamentos e tempo procurando novos profissionais e os capacitando. Isto sem falar na reputação de uma equipe insatisfeita e, possivelmente, insegura.

Bill Gates, fundador da Microsoft e uma das pessoas mais ricas do mundo, é exemplo para diferentes tipos de liderança. Ele a resumiu na seguinte frase: “ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderam os outros.

Este conceito se reforça cada vez mais. Notamos em experiências próprias ou histórias próximas a importância de valorizar equipes. Afinal, a gestão empresarial vai influenciar diretamente na carreira dos funcionários e no histórico da empresa. Basta saber como você vai querer ser lembrado: um bom ou um mau líder.

Portanto, é fato que um bom líder participa diretamente do desenvolvimento e evolução da equipe. É ele quem fica responsável por auxiliar na produtividade, confiança, eficiência e evolução dos profissionais.

Além disso, concilia tudo com os valores da empresa, garantindo excelência e inovação nos resultados. Para isso, é preciso estar atento a todas as competências necessárias simultaneamente. Mas quais são elas?

Comece agora a construir uma base sólida para um crescimento seguro.